Ilqquesllei Rodrigues – ‘Conquistando o Reino’

“Vendo a multidão, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo:
Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5.1-3)

O capítulo 5 do Evangelho de Mateus, narra o sermão mais famoso do Mestre Jesus, o Sermão da Montanha. Nele é possível identificar princípios que norteiam para uma vida cristã autêntica. Dessa maneira, todos aqueles que entregam a sua vida à Cristo, mediante a fé, baseiam-se nesses ensinos tendo como conselheiro o Espírito Santo.

É primordial manter um relacionamento íntimo com o Filho de Deus. O que exige confiar nas orientações da Palavra de Deus para desfrutar da liberdade que agora o Espírito opera em cada crente. Essa portanto, é a bem aventurança do cristão.

“Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5.3)

O Senhor Jesus define como “pobres em espírito” todos os que reconhecem a sua insuficiência de resistir os maus desejos da carne e também os que compreendem da necessidade da regeneração para herdar a vida eterna.

O Apóstolo Paulo ao escrever a carta aos Efésios declarou:

“E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4.23-24)

O sistema mundano é regido por Satanás. Por isso, as vontades humanas permeiam nas constantes práticas da vida terrena. Porém, deve-se combater o mau com a justiça divina, repassada pelo Espírito.

No Evangelho de João cap. 3 e vers. 1 à 8, encontramos Jesus dialogando com Nicodemos, príncipe dos judeus acerca do Novo Nascimento:

“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.”

Meus amados irmãos, realmente é difícil para o homem natural, compreender as coisas espirituais. Contudo, é preciso andar na contramão do mundo, não permitindo que os seus valores e interesses conduza a sua vida.

Lembre-se do que está escrito em 1ª Carta do Apóstolo Pedro 2.11:

“Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.”

O Apóstolo Pedro nos chama de “estrangeiros” e “peregrinos”. Não pertencemos a este mundo, pois, a nossa pátria está nos céus.

Que a cada momento de nossa vida, possamos desejar em um dia viver numa cidade melhor. E que continuemos firmes na confiança da promessa feita por Jesus Cristo:

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (João 14.2-3).

I. Rodrigues é Presbítero e exerce a função de 1º Vice-Presidente na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Belém em São José de Alcobaça no estado da Bahia. Também apresenta o programa de rádio “Na Simplicidade da Palavra”. Ilqquesllei Rodrigues é o fundador da Rádio Gospel Passos Seguros (RPS), com ouvintes em todos os países de fala portuguesa. Pedagogo, atua como professor secular há 18 anos. Casado com Girlane Rodrigues, e eles têm dois filhos, Sávio e Glycia.